top of page
Sheila Giardini Murta

Sheila Giardini Murta

Universidade de Brasília / Professora Associada

Conselheira Suplente

Psicóloga, especialista em Análise Política e Políticas Públicas, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). É docente no Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília. Coordena o Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo de Vida (GEPPSVida/UnB). Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde – BRAPEP (2019-2020; 2021-2022). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - 1C.

Linhas de Pesquisa

Estudos em coprodução para promoção de participação juvenil e saúde mental na escola; métodos de pesquisa baseados em arte para engajamento de jovens e comunidades; prevenção da violência contra meninas e mulheres

Publicações

1). PAVARINI, G. ; MURTA, S. G. ; MENDES, J. A. A. ; SISTON, F. R. ; SOUZA, R. R. A. ; CUNHA, R. O. ; FERREIRA, J. A. ; SANTOS, V. H. L. ; SEABRA, B. T. R. ; SINGH, I. . Co-design and acceptability testing of a chat-story aimed at enhancing youth participation in the promotion of mental health in Brazil. JOURNAL OF CHILD PSYCHOLOGY AND PSYCHIATRY, p. 1-19, 2024 2) MENDES, J. A. A. ; MURTA, S. G. ; SISTON, F. R. ; CUNHA, R. O. ; SEABRA, B. T. R. ; FERREIRA, J. A. ; SOUZA, R. R. A. ; SANTOS, V. H. L. ; SINGH, I. ; PAVARINI, G. . Young people sense of agency and responsibility towards promoting mental health in Brazil: A reflexive thematic analysis. BMJ Open, v. 14, p. :e084996, 2024. 3) SISTON, F. R. ; MURTA, S. G. ; MENDES, J. A. A. ; FERREIRA, J. A. ; SANTOS, V. H. L. ; SEABRA, B. T. R. ; SOUZA, R. R. A. ; CUNHA, R. O. ; PAVARINI, G. . A collective autoethnography of co-production in mental health research by academic researchers and young people in Brazil. BMJ GLOBAL HEALTH, v. 8, p. e012443, 202 4) ALVES, C. O. ; PINHEIRO-CAROZZO, N. P. ; NASCIMENTO, E. C. S. ; MURTA, S. G. . Empoderamento de mulheres negras: avaliação de necessidades a partir do modelo RE-AIM. Psicologia-Universidade de SP-USP (Impresso), v. 36, p. e220155, 2025.

bottom of page